top of page
Para além do muro da escola: sustentabilidade, cultura de paz e cidadania.
Consciência para a Cidadania - Concidadania
Santos
Resumo

Objetivo Geral:
O objetivo geral é o desenvolvimento de um projeto-piloto em duas escolas municipais de Santos (Morros e Zona Noroeste), visando o fortalecimento da unidade escolar, como um espaço de locução para a comunidade escolar e do entorno, bem como o estabelecimento de um grupo de alunas e alunos instituídos como Agente Socioambiental e de Cultura de Paz para atuarem como multiplicadores das práticas de sustentabilidade, uso adequado dos recursos naturais, cidadania, direitos humanos, respeito e valorização da diversidade

Objetivos Específicos:
✔ Compartilhar informações e práticas sobre temas relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade;
✔ Promover o consumo e escolhas sustentáveis;
✔ Fomentar a reflexão, a construção de visão crítica e a participação cidadã e controle social no entorno;
✔ Promoção de informações e reflexões sobre discriminação dos indivíduos por conta de sua raça, idade, credo, gênero, etnia, condição social, bem como orientar sobre os instrumentos de coibição, denuncia e penalização dessas práticas;
✔ A promoção e implantação das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030;
✔ A construção de um espaço de locução e participação socioambiental na escola;
✔ Formação de Agentes Socioambientais e de Cultura de Paz.

Desenvolvimento das atividades e metodologia:
O desenvolvimento do projeto se dará por meio de ações na Unidade Escolar e na Estação da Concidadania, sede do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania.
Serão elencadas duas unidades escolares, uma na Zona Noroeste e outra nos Morros, cuja metodologia aplicada será construída de forma participativa, vivencial e coletiva.

a-) Detalhamento das atividades:

a.1) Ambiente escolar e entorno

a.1.1) Ambiente escolar
No ambiente escolar serão efetuadas rodas de conversas, vivências e oficinas para a discussão de temas relacionados à gestão ambiental, sustentabilidade, direitos humanos e participação cidadã bem como para a construção de uma cartografia social e elaboração de um plano de ação.
Serão levantadas as características socioambientais da unidade e as sugestões e recomendações para a construção de um ambiente mais sustentável, equitativo e justo, abordando o consumo e escolhas sustentáveis
Vale ressaltar que a abordagem e os temas elencados poderão ser ajustados conforme contribuições e demandas dos envolvidos durante o processo.

a.1.2) Bairro do entorno e moradia dos alunos
Por meio do levantamento de informações, as/os participantes elaborarão um mapa com os atributos do bairro onde a escola se localiza, tais como: aspectos ambientais, sociais e econômicos, abordando os impactos ambientais, as riquezas naturais, as atividades econômicas desenvolvidas, demandas locais e proposição de soluções e melhorias.
Os endereços das/dos participantes serão georreferenciados e plotados em mapa para a identificação de ocupação do espaço. Os envolvidos farão o levantamento das principais demandas ambientais do local de moradia, além de propor medidas para a minimização dos impactos. De forma construtiva e participativa serão escolhidas cinco demandas para a elaboração de medidas de ação, prazo, envolvidos e indicadores.

a.1.3) Estação da Cidadania de Santos
Na instituição serão realizadas rodas de conversas, vivências, oficinas e exibição de filmes para a apresentação e discussão de temas relacionados ao meio ambiente, educação, cultura de paz e direitos humanos.

✔ Vivências para a demonstração em loco de um viveiro (importância, plantio, manejo e manutenção de espécies nativas e seus usos), gestão dos resíduos orgânicos por meio do processo de compostagem, dinâmicas para a integração e construção participativa, escolhas e consumo sustentável, a arte do brincar, dentre outras.
✔ Serão desenvolvidas ações contemplando Resíduos Sólidos Urbanos, Fauna e Flora Urbanas e Direitos Humanos

a.2-) Formação de Agente Socioambiental e de Cultura de Paz
As/os participantes serão capacitadas/os por meio da participação nas oficinas, dinâmicas e vivências. Após a confirmação da participação em pelo menos 70% das atividades e aprovação do Plano de Ação elaborado de forma grupal, os alunos receberão um certificado de participação na capacitação.



a.3-) Oficinas
Serão desenvolvidas oficinas abordando diversos temas relacionados à Sustentabilidade, Cidadania, Direitos Humanos, Gestão Ambiental, dentre outros, apresentadas a seguir.

O projeto tem previsão de 06 meses.

Produtos gerados:
• 01 Mapa de Cartografia Social para cada um dos locais de abrangência do projeto.
• 01 Relatório de Desenvolvimento do Projeto.
• 01 Publicação Virtual das atividades do projeto para o público geral e postagem nas mídias sociais da instituição.

O desenvolvimento do projeto terá como uma das premissas a implementação das metas e indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030.

Header - VOTE_Prancheta 1.png

Votar em Para além do muro da escola: sustentabilidade, cultura de paz e cidadania.

Confirme aqui o seu voto no edital.

Apoie!
bottom of page